CONTEÚDOS TAG

Saúde, higiene e tecnologia: como será o transporte de passageiros pós Covid-19.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus impactou diversos segmentos da economia global, entre eles o transporte. Entender as medidas de prevenção adotadas por motoristas e passageiros pode ajudar a prever algumas tendências para o futuro do setor.

 

 

O mundo não é mais o mesmo desde 2020. A pandemia do coronavírus mudou os padrões de funcionamento da sociedade em vários sentidos, e isso inclui o transporte de passageiros e a mobilidade em geral. Quem atua como taxista, motorista de app ou motorista particular, por exemplo, viveu e segue vivenciando na prática essas mudanças. Como a vacinação ainda está em fase inicial, a tendência é de que as coisas permaneçam incertas por mais algum tempo.

 

No início da pandemia, o impacto mais perceptível e grave foi a queda brusca no número de passageiros. Com cidades inteiras em lockdown, o fluxo de corridas chegou a despencar 72% para a Uber, por exemplo. O mesmo fenômeno foi visto no transporte público, que registrou uma queda estimada de 32 milhões de passageiros por dia nos primeiros meses de 2020, no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Com a flexibilização da quarentena, o ritmo voltou próximo à normalidade, mas as orientações de saúde e segurança mudaram de vez. Máscaras passaram a ser obrigatórias, bem como o uso de álcool gel 70%, a necessidade de transitar com os vidros dos veículos abertos e de evitar ao máximo a aglomeração e o contato físico em ambientes fechados. Ao observar esse cenário que muitas pessoas vêm chamando de “novo normal”, o que podemos esperar para o futuro do transporte de passageiros?

 

 

Novos hábitos consolidados

 

Mesmo após a vacinação geral, o uso de máscaras e álcool deve permanecer para muitas pessoas. Estes são hábitos já comuns em muitos países desde antes da pandemia. Na Ásia, por exemplo, sempre foi normal ver pedestres e passageiros usando máscara, em países como China e Japão. A moda deve pegar no mundo inteiro.

 

 

Digitalização de tarefas e serviços

 

Se existe um setor que ganhou força com a pandemia, é o setor de tecnologia. Cada vez mais tarefas cotidianas, funções operacionais e serviços básicos serão digitalizados. Quem usa o TAG Plus, por exemplo, já larga na frente ao usufruir das vantagens que a tecnologia pode oferecer aos motoristas. Se você não sabe do que se trata, fale com nossos consultores.

 

 

Novas modalidades de transporte

 

Para além do transporte de pessoas, tem aumentado a necessidade e a procura pelo transporte de animais de estimação, entregas de mercados e refeições, e encomendas em geral. Como muitas dessas cargas não podem ser transportadas por motociclistas, motoristas de app passam a ter uma opção extra de renda.

 

 

Possibilidade de maior demanda no setor

 

Muitas empresas foram obrigadas a adotar o trabalho à distância durante a pandemia, e várias decidiram continuar assim de forma definitiva. Sem a necessidade de se deslocar todo o dia para o escritório, a tendência é que algumas pessoas não precisem mais de veículos próprios. Além de afetar o setor automobilístico, isso pode significar um aumento na demanda para corridas de táxi e carros de aplicativo nas grandes cidades.

 

 

O futuro ainda é incerto e difícil de prever, por isso mesmo é tão importante cuidar do presente, garantindo segurança para você e para seu patrimônio, sua ferramenta de trabalho. Aproveite hoje mesmo os benefícios que a TAG pode oferecer para a sua segurança veicular.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

POSTS RELACIONADOS

CONTATO

SERÁ UM PRAZER ATENDER VOCÊ!

contato@soutag.com.br

Assistência 24h: 0800-940-2121 | Telefone: (31) 2532-0890 | Whatsapp: (31) 2532-0890

Av. Saramenha, 1660 - Guarani
Belo horizonte - MG, 31840-220

Rua Dom João Antônio dos Santos, 195 - Coração Eucarístico Belo Horizonte - MG 30535-530

ÁREA DO ASSOCIADO
×