CONTEÚDOS TAG

Como economizar combustível? 10 dicas para dirigir mais, gastando menos.

Sem os cuidados necessários, o consumo de combustível pode ficar muito acima da média ideal, especialmente ao dirigir na cidade. Descubra as melhores práticas para economizar.

Quem dirige sabe como o preço do combustível pesa no orçamento ao final de cada mês. Isso é ainda mais verdadeiro e desafiador para quem passa o dia no trânsito, utilizando o automóvel como ferramenta de trabalho, sejam taxistas, motoristas de aplicativo, transportadores de mercadorias, entre outros profissionais. Felizmente, é possível economizar no consumo geral de combustível e, assim, economizar dinheiro também. Muitos dos fatores que interferem no gasto estão relacionados ao estilo de direção e às práticas adotadas ou não por cada motorista. Vamos às dicas.

  1. Controle a força do pé

Uma das práticas que mais consome combustível e, pior ainda, compromete a segurança de todos no trânsito, é a direção agressiva. Evite acelerar e frear bruscamente, e troque de marchas de maneira suave. Além de amenizar o desgaste do motor e evitar acidentes, isso ajuda na economia de combustível.

 

  1. Use ar-condicionado com moderação

Por ser um sistema operado pelo motor, o ar-condicionado impacta e muito no nível de consumo. É claro que este opcional é sinônimo de conforto e, muitas vezes, de necessidade ao dirigir. Porém, use com moderação.

 

  1. Não carregue peso excessivo

Uma dica difícil de seguir caso você trabalhe com transporte de encomendas ou muitos passageiros. Entretanto, se não for o caso, evite ao máximo transitar com peso excessivo e desnecessário no veículo. Quanto mais leve o carro, menor o consumo.

 

  1. Faça manutenções regulares

Realizar manutenções em dia é fundamental. Elas garantem que os principais elementos estejam em pleno funcionamento, auxiliam na preservação dos sistemas e, de quebra, aliviam o consumo que tende a aumentar em caso de falhas não identificadas.

 

  1. Feche os vidros

Dirigir com vidros abertos gera interferências na aerodinâmica do carro e contribui para que o gasto de combustível seja maior. Isso é ainda mais grave quando se está em alta velocidade, acima de 80km, por exemplo.

 

  1. Respeite os limites de velocidade

Por falar em dirigir de forma apressada, você sabia que um veículo pode gastar até 20% a mais de combustível rodando aos 100 km/h do que gastaria fazendo 80 km/h? Controle o ritmo da direção e respeite os limites máximos de velocidade em cada trecho.

 

  1. Não acelere carro parado

Dirigir na cidade é uma sucessão eterna de parar-rodar-parar, especialmente em trechos com muita presença de semáforos. A dica, nesses casos, é não acelerar quando o carro estiver parado no sinal. Apenas mantenha o automóvel engrenado.

 

  1. Confira a pressão dos pneus

Se os pneus estiverem murchos, mesmo que só um pouco, haverá mais atrito com o solo e, em consequência, maior utilização de combustível. Crie o hábito de verificar regularmente a pressão dos pneus para evitar esse problema.

 

  1. Troque filtros nas datas corretas

Não adianta fugir dessa tarefa: na data indicada pelas montadoras, os filtros de ar e de combustível precisam ser substituídos. Filtros entupidas interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, aumentando o consumo médio.

 

  1. Abasteça em postos de confiança

Combustível batizado é um veneno para o motor do carro e para o bolso do motorista. Para fugir dessa cilada, a solução é uma só: abastecer sempre em postos de confiança, onde você pode ter certeza da procedência da gasolina. A TAG, por exemplo, é parceira exclusiva da Rede NorteSul, que possui mais de 40 anos de tradição e qualidade.

DICA BÔNUS!

E se você, motorista de app ou taxista, pudesse ter os melhores preços de combustível de BH e Região Metropolitana sempre que fizesse um novo abastecimento? Com a SouTag isso é possível! Se você trabalha dirigindo, venha descobrir todas as condições exclusivas e descontos que essa parceria pode oferecer. Fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp.

Enfim, se não há maneiras simples de diminuir o preço da gasolina, do etanol ou do diesel, pelo menos é possível controlar o consumo seguindo essas dicas. O tanque de combustível e o motor agradecem. Seu bolso também.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

POSTS RELACIONADOS

CONTATO

SERÁ UM PRAZER ATENDER VOCÊ!

contato@soutag.com.br

Assistência 24h: 0800-940-2121 | Telefone: (31) 2532-0890 | Whatsapp: (31) 2532-0890

Av. Saramenha, 1660 - Guarani
Belo horizonte - MG, 31840-220

Rua Dom João Antônio dos Santos, 195 - Coração Eucarístico Belo Horizonte - MG 30535-530

ÁREA DO ASSOCIADO
×