Grandes descontos ou preço final: qual o melhor?

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Grandes descontos ou preço final: qual o melhor?

Acompanhando na Soutag alguns dos casos do nosso setor de sucesso do cliente, é comum deparar com uma situação no mínimo curiosa e desafiadora, que é como mostrar valor em uma situação como a citada abaixo?

 

Motoristas reclamam quando entram no posto, acionam o app e veem que o preço final está a uma diferença de “apenas” R$ 0,01 do preço de bomba. Nesse momento até deixam de usar o app, pois acham que não estão recebendo o “desconto” devido.

 

Isso ocorre quando temos algum bairro da cidade ou corredor que está em um momento de guerra de preços, ostentando para todos os clientes o menor preço da cidade inteira.

 

O motorista profissional, em sua jornada no dia a dia, teria que se deslocar para aquele posto para abastecer, pois, ali, está o menor preço da cidade, gastando os três maiores bens de seu dia a dia, que são o combustível para se deslocar, o seu precioso tempo no trajeto e na fila e o posicionamento para as corridas. Nessa situação, apenas para chegar ao posto mais barato você gastaria R$ 10,00 “batendo lata” (vazio e sem faturar), e se fosse tripulado teria que contar com a sorte, podendo perder toda sua estratégia apenas pela necessidade de abastecer naquele momento, ou até mesmo sendo forçado a abastecer em outros locais mais caros, pois não foi direcionado para aquela região.

 

Nossa proposta é justamente fazer com que o motorista não precise perder tudo isso, conseguindo sempre os melhores preços finais, em qualquer região.

 

Como fica a situação na prática?

Vamos para um caso prático, avaliando duas situações, uma de preço final e outra de desconto por litro.

 

Imagine esses mesmos 3 postos:

 

– Posto 1: Próximo à sua casa, no local que você gostaria de abastecer (no início ou fim de sua jornada), o preço é de R$ 6,899.

– Posto 2: Zona sul a R$ 7,099.

– Posto 3: 15 km de sua casa a R$ 6,743, que está sempre cheio e fora de mão.

 

Situação 1:

Os 3 postos são parceiros Soutag, e vamos supor que o preço da plataforma está R$ 6,699, e então:

 

Você sai de casa e acaba tendo que abastecer por necessidade na Zona Sul, que tem a placa mais alta. Nesse caso, você acha que teve um ótimo desconto, pois a diferença foi de R$ 0,40 por litro.

 

No posto da Zona Sul você sairia muito feliz, no posto próximo a sua casa com preço mediano você sairia menos feliz, e no posto mais barato, longe de sua casa você teria a impressão de pouco desconto.

 

O que não percebeu é que se tivesse abastecido próximo a sua casa ou até no posto mais barato, sua condição teria sido a mesma, pagando o mesmo valor pelo Litro, apesar da aparência de diferença de placa.

 

Precisamos aprender com isso e voltar o olhar para qual foi nosso preço final, pois, como na situação a seguir, a prática de desconto pode ser muito enganosa!

 

Situação 2:

Imagine se os postos aplicassem desconto por litro:

 

* O posto 1, que tem preço mediano oferece R$0,10 de desconto por litro.

* O Posto 2, de Zona Sul oferece R$0,20 de desconto (o dobro do anterior).

* O Posto 3 não oferece nenhum desconto, ou então R$0,01 por litro (10x menos desconto que o 1 e 20x menos que o 2).

 

Nesse caso, olhando apenas o desconto, a opção normal seria abastecer no posto da Zona Sul, que ostenta o maior desconto nominal.

 

Mas, vamos analisar qual seria o preço pago em cada um?

– No posto 1: R$6,799

– No posto 2: R$6,899

– No posto 3: R$6,733

 

E ai, você ainda acha que teve maior desconto no posto 2?

 

Conclusão

 

Muitas vezes a matemática e a publicidade pode nos levar a tomar decisões erradas ou ter percepções enganosas, e na Soutag lutamos contra isso!

 

Não queremos aplicar grandes e enganosos descontos, queremos garantia de bons preços finais, justos, para que você, motorista, se preocupe com o que é necessário: sua jornada, seu tempo e sua segurança!

 

Isso só será possível a partir do momento que o motorista perceber o que realmente é mais vantajoso para seu bolso e, então, apoiar e indicar as empresas que estão ao seu lado, mesmo que com pouco “desconto”, mas, batalhando pelo preço mais barato e justo possível, de forma constante!

 

Apenas com muito volume vamos conseguir pressão para melhores preços, portanto, usem sempre seus apps mesmo nas condições de pequenos descontos nominais. Já mostramos que isso é, sim, muito bom!

 

Rafael Macedo | CEO – Soutag

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